Loading...
Alt

NOESIS 21 - Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: a palavra às escolas

Autores: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
Ano: Janeiro de 2018
Págs.: 44

“Temos uma Escola que faz aprender, para além de ensinar e onde o aluno é construtor do seu projeto de vida?”

“Nós já fazemos assim. E é verdade, mas quase sempre é de forma pontual e isolada. De forma intencional, articulada e permanente já o estamos a fazer?”

“A mudança de paradigma, da aprendizagem centrada no docente para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e para a capacidade de aprendizagem ao longo da vida, é seguramente o maior desafio que se levanta às escolas portuguesas nos próximos anos.”

São estes alguns dos desafios, apontados por várias escolas nas suas reflexões sobre a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), que dão conteúdo a esta edição especial do NOESIS.


Alt

Para uma educação inclusiva - Manual de apoio à prática

Autores: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
Ano: 2018
Págs.: 116

A construção de uma escola inclusiva não é uma utopia, porque são muitas as escolas que o conseguem. Há escolas em que os alunos com deficiência crescem com os outros; há escolas em que as práticas curriculares mitigam os efeitos da pobreza; há escolas em que alunos de
comunidades migrantes desenvolvem aprendizagens como outros. A construção do Decreto-Lei sobre Educação Inclusiva e do Decreto- Lei sobre o currículo do ensino básico e secundário assentou na recolha das melhores práticas destas escolas que, um pouco por todo o país, fazem a diferença. Este manual pretende ser, simultaneamente, um apoio à implementação da legislação e um instrumento de divulgação das práticas das escolas inclusivas do país.


Alt

Curriculum flexibility and autonomy in Portugal - An OECD review

Autores: OECD
Ano: 2018
Págs.: 75

In this review, the OECD examines how Portugal can support schools and teachers in adapting existing subjects, curricula and learning to incorporate the goals set out in the student profile. To this end, it delivers an independent analysis of the overall strategy, curriculum design and implementation of the PACF, as well as the first results of the pilot project. The review documents the process under the pilot programme and the status of its implementation in schools. The analysis uses the curriculum design principles identified by the OECD Education 2030 project as a reference. The report provides policy insights and advice to Portuguese authorities at all levels of government, as well as practitioners and other stakeholders. The aim is to help them to ensure high-quality curriculum design and implementation. The report is also intended to help other OECD member countries and non-member economies understand the Portuguese process of redesigning learning models.


Alt

Construir a autonomia e flexibilização curricular

Autores: Vários
Tema: Educação
Coleção: Digital
Ano: 2017
Págs.: 218
ISBN: 9789898835321

Despertar e inscrever uma outra visão e estratégia para a escola aconselha a necessidade e a capacidade de comunicação sobre o que se tem estado a fazer e o que se está a planear fazer. No essencial, o desafio é, nas palavras de Edgar Morin (2001), “fortificar a aptidão para interrogar e de ligar o saber à dúvida, de desenvolver a aptidão para integrar o saber particular não apenas dentro de um contexto global, mas também na sua própria vida, a aptidão para apresentar os problemas da sua própria condição e do próprio tempo” (p. 15).

Ao longo desta obra, os vários autores desafiam-nos a pensar, a fazer diferente, convocando e fundamentando os princípios-chave para o sucesso educativo e para o desenvolvimento humano que conjugam necessariamente as dimensões da inclusão, da flexibilidade, da cooperação, da qualidade, da inovação e da autonomia.

Cristina Palmeirão e José Matias Alves


Alt

Equidade e Justiça em Educação

Autores: Vários
Tema: Educação
Coleção: Digital
Ano: 2017
Págs.: 124
ISBN: 9789898835376

Este livro congrega a perspetiva de diversos investigadores sobre temas e problemas de uma escola bem-sucedida com todos e ilustra como o acesso universal à escola e o sucesso educativo remetem para paradigmas distintos de igualdade e de equidade e como estes dão conta de modos diferentes de entender a justiça social e educativa.

Os textos aqui coligidos mostram como uma escola eficaz pode contribuir para maior justice social quando dirige a sua ação para o combate ao insucesso e à exclusão social e, por isso, se foca na melhoria dos processos educativos, sem perder a perspetiva de desenvolvimento das capacidades exigidas para uma vida digna em sociedade.


Alt

Revista Portuguesa de Investigação Educacional

Autores: Vários
Ano: 2017
N.º: 17

Num tempo em que as instâncias tradicionais de educação tanto se desestruturam e enfraquecem, afetando muitas crianças e jovens, particularmente os mais pobres e negligenciados, e numa época em que os primeiros dezoito anos de vida são passados sobretudo nesta instituição de educação, ainda chamada escola, é mister que se pergunte, no espaço público, o que é que a escola constrói, que pessoa quer promover e para que sociedade e como é que o faz, no quotidiano.

Sinto também que o silêncio dos alunos nas escolas está a ficar crescentemente ensurdecedor. E quanto mais eles forem “usados” quase exclusivamente para aprenderem o que tem de ser ensinado e para darem uma opinião esporádica, sem qualquer busca de um novo sentido para o aprender, para o saber-ser e para o saber viver juntos, mais se cansarão de aprender e de dar qualquer opinião; a participação até poderá ter um valor facial interessante, mas o valor real será sempre muito pobre e a democracia e a justiça permanecerão como horizontes ainda longínquos.

Joaquim Azevedo