A carregar...

2019

Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?

Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?

Realizou-se, no dia 27 de março de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, o debate “Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?”

Bárbara Wong, jornalista do Público, moderou o debate, que contou com a participação de Ariana Cosme, Carlinda Leite, Filinto Lima e João Barroso. In Youtube, 02/04/2019

O que é o Decreto-Lei da Educação Inclusiva?

O que é o Decreto-Lei da Educação Inclusiva?

O Decreto-Lei nº 54/2018, por muitos designado de “Diploma para a Educação Inclusiva”, pretende providenciar oportunidades de aprendizagem efetivas para todas as crianças. In educare.pt, sem data

As linhas com que se pode coser a Escola

As linhas com que se pode coser a Escola

Os desafios e oportunidades para a transformação das escolas estão aí. Transformar a “Escola que temos” na “Escola que queremos”. In Público, 27/3/2019

O caminho do sucesso

O caminho do sucesso

É na construção de uma escola que favoreça percursos diferenciados e emancipatórios, integrando as diferentes áreas do conhecimento e valorizando os múltiplos processos de ensino e aprendizagem que devemos apostar. In Público, 22/3/2019

Escolas vão ter ainda mais horas para gerirem como querem

Escolas vão ter ainda mais horas para gerirem como querem

Ministério está a preparar portaria para as escolas irem além dos 25% da carga horária que já podem gerir. Em várias, esta autonomia está traduzir-se em cortes nos tempos lectivos destinados a disciplinas essenciais, caso da História. In Público, 25/1/2019

Costa considera decisivas flexibilidade e autonomia curricular nas escolas

Costa considera decisivas flexibilidade e autonomia curricular nas escolas

O primeiro-ministro considerou hoje decisivos para o progresso da educação a existência de flexibilidade e de autonomia curricular, num discurso em que elogiou a tarefa de educadores e professores de despertarem o interesse científico dos alunos. In Diário de Notícias Online, 09/01/2019

Revolução em curso - seis escolas que estão a ganhar na criatividade

Revolução em curso: seis escolas que estão a ganhar na criatividade

A autonomia curricular tem produzido uma variedade inédita de métodos de ensino. A jornalista Filomena Abreu e o fotojornalista Artur Machado mostram a explosão da criatividade em seis escolas públicas e privadas, de norte a sul do país. In Jornal de Notícias, 8/1/2019

Revolução - silenciosa

Voz às escolas - Revolução? silenciosa...

Em julho do ano passado, no silêncio que o ruído da luta docente proporcionava, foram publicados dois Decretos-Lei, complementares, que intencionam alterar significativamente a realidade educativa do País. In Correio do Minho, 07/01/2019

Revolução escolar em curso

Revolução escolar em curso

Não há testes. Nem TPC. Os manuais são digitais. Os projetos extra-curriculares contam para nota. Os alunos têm meditação. Aprendem no jardim, onde também brincam com a cadela. Misturam disciplinas. Os do 5.º têm aulas com os do 6.º. Nos intervalos, formam brigadas de mediação de conflito. Nas salas, em vez de silêncio há ruído. E tablets. Calma, está tudo bem. É a autonomia e a flexibilidade em marcha, que está a mudar a forma como se leciona e aprende em Portugal. No ensino público e no privado. Os professores falam em alunos mais felizes e capazes, e aguardam o reflexo das novas metodologias nos exames nacionais. O Ministério da Educação não teme a prova de fogo. A correr tudo bem, nada será como antes. In Notícias Magazine, 6/1/2019 

All means all

Portugal’s New School Inclusion Law: A small country taking big steps in the spirit of “All Means All”

Like Australia and many other countries, Portugal has enacted legislation making disability discrimination in education unlawful.  However, unlike Australia, Portugal has gone much further in enacting an explicit legal framework for the inclusion in education of students with and without disability. In All Means All, sem data

2018

As escolas ainda estão organizadas como as fábricas

"As escolas ainda estão organizadas como as fábricas e hoje não basta saber ler e contar. É preciso ser crítico e criativo"

Uma das pioneiras da inovação pedagógica em Portugal, Maria Emília Brederode dos Santos, hoje presidente do Conselho Nacional de Educação, acredita que as medidas para tornar a escola mais flexível vão vingar, porque é a própria economia que as pede. In Diário de Notícias Online, 31/12/2018

Uma escola para a vida

Repórter TVI: Uma Escola para a vida

Há um projeto-piloto de inovação pedagógica que está a ser executado em Portugal e que passa por atribuir mais autonomia aos alunos, mais aulas práticas e uma maior interação com os professores. Uma das escolas que participa neste projeto está localizada em Rio Maior.

Declarações de Fernanda Brazão, Coord. do Centro Escolar Poeta Ruy Belo; Pedro Cunha, Dir-Adjunto Programa Gulbenkian Conhecimento; Lino Neves, Prof. de Educação Visual; Cláudia Vieira Pita, professora da Escola Básica da Asseiceira; Tânia Santos, Psicóloga do Agrupamento. In TVI - Jornal das 8, 19/12/2018

Governo foi de escola em escola explicar medidas aos diretores

Governo foi de escola em escola explicar medidas aos diretores. Ouviu queixas de falta de recursos e desmotivação

Numa espécie de roadshow, secretário de Estado foi explicar aos diretores como as políticas educativas se encaixam umas nas outras. In Observador Online, 18/12/2018

Projeto inovador em Rio Maior

Em análise: Educação - Projeto inovador em Rio Maior

Há um projeto-piloto de inovação pedagógica que está a ser executado em Portugal e que passa por atribuir mais autonomia aos alunos, mais aulas práticas e uma maior interação com os professores. Uma das escolas que participa neste projeto está localizada em Rio Maior.

Comentário à reportagem com Sofia Barciela, autora da reportagem; Pedro Cunha, diretor adjunto de programa Gulbenkian Conhecimento; João Costa, secretário de Estado da Educação e também Maria João Lima, professora de Ciências Naturais e Coordenadora do projeto de inovação tecnológica de Rio Maior. In TVI 24 - 21.ª Hora, 19/12/2018

Escolas sensibilizadas para flexibilidade curricular

Escolas sensibilizadas para flexibilidade curricular

O Município de Esposende promoveu, junto das comunidades educativas locais, uma ação de sensibilização sobre a temática “Autonomia e Flexibilidade Curricular”, no âmbito do projeto Rumo ao Sucesso, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). In Diário do Minho, 17/12/201

Anos divididos em semestres e escolas cem por cento autónomas

Anos divididos em semestres e escolas 100% autónomas. Governo prepara mudanças já para o próximo ano letivo

Planos do Governo para o próximo ano lectivo incluem hipótese de escolas reduzirem o número de alunos por turma, além das aulas por semestre e da autonomia a 100%. Objetivo final é acabar com chumbos. In Observador, 17/12/2018

A escola tem de conseguir produzir humanos de primeira

"A escola tem de conseguir produzir humanos de primeira, não pode continuar a originar robôs de segunda"

Entrevista a Andreas Schleicher, Diretor do departamento de Educação e Competências em Educação da OCDE e fundador do PISA. In Visão, 16/12/2018

Acomodações curriculares

Acomodações curriculares

Este vídeo aprofunda o tema das acomodações curriculares, após o diploma legal do Decreto-Lei n.º 54 de 2018 que reformula a educação inclusiva em Portugal. As acomodações curriculares são diferentes medidas que os professores podem colocar em prática nas suas aulas. In Youtube, 18/11/2018

PAFC – Projeto de Flexibilidade

PAFC – Projeto de Flexibilidade (II)

Decorreu esta semana (12 a 14 de novembro) no Instituto dos Pupilos do Exército a primeira semana do Projeto de Autonomia e Flexibilidade. Sendo um dos elementos convidados da equipa, para este ano, e em colaboração com as professoras Alexandra Gonçalves, Isabel Couto e Paula Monteiro, ficámos responsáveis pela implementação dos normativos sobre a temática. In inov.8, 18/11/2018

AFC no AE Professor Óscar Lopes

Autonomia e Flexibilidade Curricular no Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes

A Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) trouxe às escolas novas oportunidades mas também desafios.
Aceda à área AFC da Escola Virtual para conhecer exemplos de práticas, dinâmicas de trabalho e ouvir testemunhos na 1.ª pessoa. In Página Facebook da Escola Virtual, 28/10/2018

Esta escola já não é só para ciganos

Esta escola já não é só para ciganos

Escola do 1.º ciclo de Paradinha, em Viseu, só tinha crianças ciganas residentes num bairro de má fama. O jardim-de-infância, pelo contrário, era um modelo de inclusão. Um grupo de pais de crianças não ciganas do jardim-de-infância decidiu mantê-las em Paradinha, transformando a escola num lugar para todos e para cada um. In Público, 28/10/2018

A escola e a revolução na igualdade da educação

A escola e a revolução na igualdade da educação

Este ano letivo fomos testemunhas da vontade de aprofundar a mudança na educação em Portugal, e com isso aumentar o bem-estar de todos os membros da comunidade educativa, com a publicação de diversos diplomas relevantes para o ensino não superior português

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, delineia os direitos humanos básicos em 30 artigos. In Negócios Online, 25/10/2018

Bibliotecas - espaços de inclusão e de flexibilidade curricular

Bibliotecas: espaços de inclusão e de flexibilidade curricular

Pela sua natureza de acesso livre, sem qualquer tipo de condicionalismo de entrada e de livre acesso a toda a espécie de documentação, as bibliotecas são, por natureza, espaços democráticos que convidam ao bem-estar, à harmonia, à descontracção e ao convívio, onde apetece ir e permanecer. In Correio do Minho Online, 24/10/2018

Nestas escolas as aulas não são uma seca

Nestas escolas "as aulas não são uma seca" e os alunos definem o que aprender

Numa altura em que se debate a promoção do sucesso através de abordagens fora da caixa, as histórias de uma escola em Setúbal estão a ajudar um bairro inteiro a vencer estigmas. In Diário de Notícias Online, 18/10/2018

A cidadania está na escola

A cidadania está na escola

A experimentação da cidadania tem de ser assumida como um objetivo central do sistema de ensino. In Visão, 16/9/2018

As escolas não são todas iguais e os alunos não são todos iguais

"As escolas não são todas iguais e os alunos não são todos iguais"

É o que diz o ministro da Educação em entrevista ao PÚBLICO. Flexibilidade e autonomia curriculares serão este ano generalizadas a todas as escolas. In Público, 17/9/2018

Chegou o novo ano letivo e uma nova forma de ensinar.

Chegou o novo ano letivo e uma nova forma de ensinar

Todas as escolas vão poder gerir até 25% do currículo. É a novidade do regresso às aulas, depois de um ano de testes. In Expresso, 15/9/2018

Governante acredita que flexibilidade curricular poderá melhorar resultados escolares

Currículo flexível pode melhorar notas

O auditório da Câmara Municipal da Batalha encheu-se ontem de professores do concelho, que assistiram à Jornada da Educação intitulada Autonomia e flexibilidade curricular e a descentralização da educação. In Diário de Leiria, 12/09/2018

Alunos ganham autonomia com flexibilidade curricular

Alunos ganham autonomia com flexibilidade curricular

Docentes acreditam que projecto de autonomia e flexibilidade curricular contribui para a autonomia e responsabilização do aluno, tornando-os mais motivados. In Jornal de Leiria, 7/9/2018

Nesta escola as salas de aulas não têm paredes

Nesta escola, as salas de aulas não têm paredes. E os alunos não se queixam

O ano letivo chegou ao fim, mas a flexibilidade curricular não. Em Alcanena e Alvalade fomos visitar dois dos agrupamentos que fizeram parte do projeto-piloto. Ali, a experiência é para continuar. In Observador, 23/6/2018

Todas as escolas vão poder flexibilizar os currículos

Todas as escolas vão poder flexibilizar os currículos

Conselho de ministros aprova generalização do projeto de autonomia que está a ser testado em 235 escolas. Educação para a Cidadania volta aos currículos. Alunos do ensino profissional vão ter novas regras para aceder ao superior. In Expresso, 5/4/2018

2017

Os alunos precisam que a escola mude

“Os alunos precisam que a escola mude”

Ariana Cosme e Rui Trindade, professores universitários, são dois dos sete consultores-assessores do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, experiência-piloto que está em curso em 230 agrupamentos, e que permite uma nova organização curricular. Fundir disciplinas, acabar com os testes, apostar em projetos interdisciplinares são algumas possibilidades deste modelo. O desafio é pensar a escola de uma outra forma. In Educare, 5/12/2017

Os alunos precisam de ir muito para lá do conhecimento enciclopédico

“Os alunos precisam de ir muito para lá do conhecimento enciclopédico"

Não é o fim das disciplinas. Assim como também não é o fim dos testes nem dos manuais. Mas é o princípio de uma escola nova: aquela em que os professores são livres de ensinarem as matérias como bem entenderem. E em que os alunos saem, diz o secretário de Estado da Educação, João Costa, mais preparados para a vida. In Visão, 4/6/2017