A carregar...

O Ciclo de Seminários II - Desafios à comunidade educativa, organizado pelo Centro de Formação Martins Sarmento, procura um caminho onde os alunos sejam reflexivos, autocríticos, criativos e cidadãos responsáveis.

  • Alt

Perante o novo contexto legislativo e desafios constantes do sistema educativo, o Ciclo de Seminários II - Desafios à comunidade educativa, organizado pelo Centro de Formação Martins Sarmento pretende clarificar conceitos, contextualizar novas orientações da tutela, concretizar novas ideias e planificar projetos de ação pedagógica, promover novas metodologias na sala de aula, num olhar atento à inclusão social, formação de professores, flexibilidade e autonomia curricular, papel das lideranças e promoção da cidadania.

Pretende-se um enquadramento humanista pluridisciplinar dos contextos de ação dos docentes que perspetive o aperfeiçoamento profissional no âmbito multidisciplinar e holístico.

Procura-se um caminho onde os alunos sejam reflexivos, autocríticos, criativos e cidadãos responsáveis.

O curso será realizado com o apoio de conferencistas e especialistas nas várias áreas em discussão, ficando a equipa formadora responsável pela articulação entre os vários saberes em ação e avaliação dos formandos. Pretende-se divulgar boas práticas, estabelecer pontes de ligação entre os temas e dar respostas às necessidades dos formandos das diferentes escolas associadas.

Docentes das escolas Associadas Convidados:

Ana Paula Soares - Entrelaçar voos para abrir horizontes

Helena Fonseca - Estratégias de promoção do sucesso

Joana Latas- Método Inquisitivo e articulação curricular

Adelina Pinto - Políticas educativas no território e justiça Social.

David Rodrigues - Políticas educativas no território e justiça Social.

Raquel Ramos - Flexibilizar com o apoio da biblioteca escolar

Teodolinda Magro - O Conselho de Turma - Gestão de Equipas Pedagógicas

Isolina Frade e Isabel Verísismo- DAC

João Costa (Secretário de Estado) - Políticas educativas