A partir de 2018, os Decretos-Leis n.ºs 54 e 55 trouxeram a todos os atores educativos um novo fôlego, fruto da adoção da autonomia e da flexibilidade curricular como uma resposta a abraçar em prol de um bem maior: a educação de excelência e sem barreiras. As dinâmicas de partilha, de colaboração e de disseminação de práticas marcaram decisivamente a Educação em Portugal nos últimos 4 anos, sendo este movimento de diálogo aberto, próximo e prolífico o traço distintivo que ficará para sempre associado a esta medida de política educativa em particular. Perante a riqueza de soluções educativas desenvolvidas nas escolas do continente, foram isoladas ações passíveis de se constituírem como recursos acessíveis a todas as escolas, com o objetivo de dar testemunho da mais-valia das medidas decorrentes deste processo.
Traduzindo o melhor que na escola pública portuguesa se tem vindo a fazer desde 2018, com vista à promoção do sucesso educativo de qualidade para todos, em registo vídeo, ou através do livro “4 anos de Vivências AFC: + Currículo | + Equidade | + Qualidade das Aprendizagens”, são apresentados variados exemplos de trabalho colaborativo e cooperativo, no âmbito das transformações organizacionais que flexibilizam a gestão dos alunos e do trabalho, valorizam a lecionação interdisciplinar e articulada do currículo e afirmam a avaliação como parte integrante do desenvolvimento curricular, enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.
Alentejo | Algarve | Centro | Lisboa e Vale do Tejo | Norte
Agrupamento de Escolas de Almodôvar
Ser a Ler e Heróis da reciclagem
Agrupamento de Escolas de Nisa
Agrupamento de Escolas de Portel
Agrupamento de Escolas de Sines
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja
Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas
Alentejo | Algarve | Centro | Lisboa e Vale do Tejo | Norte