2.º Encontro Nacional – Autonomia e Flexibilidade Curricular + Equidade + Qualidade das Aprendizagens
24 e 25 de maio de 2022
Europarque - Santa Maria da Feira
Programa | Apresentação das sessões
24 de maio
| 10:10 | Apresentação musical, Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra | 
| 10:30 | Sessão de abertura “História da Educação no cinema”, Mário Augusto Gil Ferreira, Vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo Melhores Momentos AFC - Práticas de referência (Vídeos AFC) João Costa, Ministro da Educação | 
| 11:45 | Uma mudança de paradigma na forma como ensinamos e como se aprende, Eduard Vallory | 
| 14:30 | Educar para o Desenvolvimento Sustentável Educar para a paz Estratégia de Educação Para a Cidadania na Escola Educar para a Interculturalidade O que leva os jovens a participar? – Participação política dos jovens. Que futuro? | 
| 16:00 | Acolher e Incluir Diversidade, inclusão e equidade educacional Educação pré-escolar para a inclusão e equidade Includ-ed (Incluir para recuperar) Educação Inclusiva | 
25 de maio
| 09:30 | Rethinking our futures together: UNESCO-IBE proposals for Education transformation through curriculum reform Intervenção 2 - Ministro da Educação João Costa 
 | 
| 10:30 | Apresentação do ebook: “25 anos de Programa TEIP em Portugal” | 
| 11:30 | PRA - Monitorização Saúde Mental e Bem-Estar em Ambiente Escolar (PRA) Boas práticas Provas de Aferição  PRA - O que mudou? Capacitação no Digital A autorregulação ao serviço de uma escola para todos | 
| 14:30 | Falando de competências à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Desenvolver o pensamento crítico em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Trabalhar para o desenvolvimento de Competências Avaliação por competências Comunicação em educação | 
| 16:00 | Histórias que contam uma história O que nos dizem as neurociências sobre a aprendizagem e os desafios futuros da educação STEAM #Estudo Em Casa Apoia Pensamento Computacional | 
| 17:00 | Sessão de Encerramento | 
