Passar para o conteúdo principal
Início
Autonomia e Flexibilidade Curricular

Navegação principal

  • Apresentação
    • Sobre
    • Legislação
    • Acompanhamento
    • Planos de Inovação
    • Relatórios AFC
    • Estudos AFC
    • FAQ
  • Projeto MAIA
    • Introdução
    • Ideias Fundadoras e Dimensões
    • Documentos do projeto
    • Referenciais de Capacitação
    • Encontro Nacional
    • Webinars
    • Equipa
    • Programa ApoiaR
    • Notícias
  • Práticas
    • Opções curriculares
    • Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas
    • Projetos com/para a comunidade
    • Educação para a Cidadania
    • Avaliação
    • Partilha de Olhares
    • 4 anos de vivências AFC
  • Recursos
    • Glossário
    • Publicações
    • Webinars
    • Recursos partilhados
  • Agenda
    • Notícias
    • Eventos
    • AFC nos media
  • Apresentação
    • Sobre
    • Legislação
    • Acompanhamento
    • Planos de Inovação
    • Relatórios AFC
    • Estudos AFC
    • FAQ
  • Projeto MAIA
    • Introdução
    • Ideias Fundadoras e Dimensões
    • Documentos do projeto
      • Documentos estratégicos
      • Folhas de Apoio à Formação
      • Textos de Apoio à Formação
    • Referenciais de Capacitação
      • Ações de Curta Duração
      • Círculo de Estudos
      • Oficina de Formação
    • Encontro Nacional
    • Webinars
    • Equipa
    • Programa ApoiaR
      • Atividades
      • Documentos do Programa ApoiaR
      • Lista de Escolas participantes no Programa ApoiaR
    • Notícias
      • Projeto MAIA | Primeiro Webinar
  • Práticas
    • Opções curriculares
    • Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas
    • Projetos com/para a comunidade
    • Educação para a Cidadania
    • Avaliação
    • Partilha de Olhares
    • 4 anos de vivências AFC
  • Recursos
    • Glossário
    • Publicações
    • Webinars
    • Recursos partilhados
  • Agenda
    • Notícias
    • Eventos
    • AFC nos media
  • Pesquisar

Navegação estrutural

  • Início
  • Práticas

Projetos com/para a comunidade

As decisões curriculares e pedagógicas a tomar pelos docentes, bem como os projetos e atividades a desenvolver pela escola devem ter em consideração os contextos de cada comunidade escolar como parte integrante do currículo.


Práticas

Conhecer e Viver no Porto no AE do Cerco
Produção de cerveja artesanal no AE de Arouca
Programação na Rota dos Geossítios no AE de Arouca
Um olhar sobre o mundo da bolota no AE de Vila Nova de Cerveira
Práticas interdisciplinares com TIC na EB de Vialonga
Flexibilidade e projetos no AE de Padrão da Légua
  • Introdução
  • Ideias Fundadoras e Dimensões
  • Documentos do projeto
  • Referenciais de Capacitação
  • Encontro Nacional
  • Webinars
  • Equipa
  • Programa ApoiaR
  • Notícias
Sobre este site

Na construção de um currículo do século XXI, o Ministério da Educação tem vindo a adotar um conjunto de ações que convergem para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade e que sejam respostas efetivas às necessidades de todos os alunos.

Saber mais

© Direção-Geral da Educação 2025
Termos e condições
Direção-Geral de Educação
DGESTE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Agência Nacional para o Ensino e Qualificação Profissional
Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Programa Operacional Capital Humano
Portugal 2020
Fundo Social Europeu