PENSAR a ESCOLA
PENSAR a ESCOLA é uma iniciativa da Escola Secundária Inês de Castro, de Vila Nova de Gaia, que, desde o ano letivo de 2021/22, tem proporcionado um espaço de reflexão e diálogo entre os diversos membros da comunidade escolar. Este projeto visa enfrentar os desafios educativos de forma colaborativa e democrática, promovendo encontros anuais onde professores, alunos, pais, assistentes operacionais, assistentes técnicos e parceiros se reúnem para discutir e implementar soluções inovadoras. Através destas tertúlias, a escola tem-se transformado num ambiente inclusivo e participativo, onde cada voz é ouvida e valorizada, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e equitativa.
Nova Ágora - CFAE
Revista N.º8 do Nova Ágora - CFAE
O Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas acaba de publicar a sua Revista N.º8, dedicada ao tema "Educação de e para todos", uma publicação que reúne diversos artigos sobre a educação inclusiva. Considerando ainda a importância das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva, a revista inclui uma secção dedicada a entrevistas, dando voz a diferentes elementos destas equipas e permitindo uma maior compreensão do papel da EMAEI enquanto recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem. Este número da revista pretende, assim, ser mais um contributo para a formação em educação inclusiva.
Publicações do Cenforma
Disponibilizam-se as versões eletrónicas das publicações do Cenforma intituladas: “Nos trilhos da Formação Contínua de Professores: Reflexões, olhares e testemunhos” e “O tempo e o espaço da formação contínua de professores: diagnóstico, processo e perspetivas”.
Ficheiros
Nos Trilhos da Formação Contínua de Professores - Reflexões, olhares e testemunhos.pdf O tempo e o espaço da formação contínua de professores - diagnóstico, processo e perspetivas.pdfNova Ágora - CFAE
Educação para a Cidadania: partilha de práticas pedagógicas
[A] “cidadania não se aprende simplesmente por processos retóricos (…) mas por processos vivenciais.” (ENEC p. 5)
A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE), definida no âmbito do DL n.º 55/2018, de 6 de julho, tem em conta a cultura escolar, bem como o meio em que cada escola está inserida. As práticas centradas no desenvolvimento da EECE espelham o modo de operacionalização adotado por cada escola, seja através de uma abordagem global, seja em sala de aula, em função dos contextos e dos objetivos dos projetos e atividades desenhados com vista à promoção de experiências enriquecedoras para a construção da identidade cidadã dos alunos.
Educação para a Cidadania: partilha de práticas pedagógicas - ACD18-1 2022-2023 é uma publicação digital que reúne uma súmula das apresentações feitas pelas escolas associadas do O Nova Ágora – CFAE, que constituiu o ponto de partida para a reflexão em torno da Educação para a Cidadania e situações concretas promotoras do envolvimento dos alunos na sua própria comunidade.
Escolas da Maia e da Trofa
AFC nas Escolas da Maia e da Trofa
Vídeo realizado no âmbito de uma formação dinamizada com os 9 AE associados do CFAE maiatrofa.
Na modalidade de Projeto, o produto final esperado era um documentário em vídeo que desse visibilidade às opções curriculares e dinâmicas pedagógicas que as diversas escolas participantes, no âmbito da sua autonomia, têm vindo a dinamizar e corporizar. Desse Projeto, intitulado “AFC-práticas inovadoras em escolas da Maia e da Trofa”, resultaram 9 narrativas audiovisuais. O vídeo partilhado resulta de um trabalho de edição e pós-produção que aglutinou os 9 vídeos originais.
Escola Portuguesa de S. Tomé
Iniciativas da escola no âmbito do seu Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Exposição virtual de trabalhos de pintura realizados pelos alunos do 6.º, 7.º e 8.º anos da EPSTP nas disciplinas de EV e Atelier de Artes.
Uma viagem no tempo - um forte apelo aos valores morais
Este foi um projeto interdisciplinar desenvolvido na turma 907, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, que contou com o contributo das disciplinas de Português, Educação Visual, TIC e Inglês.
A pretexto do estudo do "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, os alunos consideraram de interesse e relevância a intenção moralizadora, crítica e didática do autor, ao denunciar determinados valores morais decadentes da sociedade quinhentista, os quais continuam inexplicavelmente atuais, em pleno século XXI.
Acreditando num mundo melhor e mais justo, os alunos realizaram trabalhos criativos, envolvendo a leitura, a escrita, a pesquisa, a prática de diferentes técnicas de desenho, o uso de plataformas digitais, entre outras tarefas, na construção das aprendizagens, que partilharam numa galeria virtual, permitindo, assim, uma visita de toda a comunidade escolar.
Ficheiros
Planificação DAC.pdfAlunos de Paredes envolvidos em projeto Europeu e Nacional
"21 Alunos da Escola Básica e Secundária de Paredes envolveram-se na criação de uma horta ecológica, para inspirar uma visão diferente e mais responsável nas gerações futuras! A turma trabalha em diversos projetos interligados entre si (Erasmus+, eTwinning e Rato de Biblioteca) e concretiza a verdadeira aceção de articulação e flexibilidade curricular. São crianças comuns, que crescem, indubitavelmente, mais saudáveis, conscientes e felizes".
A aventura começou no ano letivo de 2018/2019, quando um grupo de professores da Escola Básica e Secundária de Paredes, do Agrupamento de Escolas de Paredes (AVEP), aceitou o desafio lançado e abraçou o Projeto Erasmus+: School Gardens For Future Citizens (eSGarden) - Hortas Escolares para Cidadãos do Futuro. Trata-se de um Projeto KA2- enquadrado no âmbito da Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices), tendo como campo de impacto Parcerias Estratégicas para a Educação (Strategic Partnerships for School Education).
O projeto conta com a participação de cinco países — Espanha, Grécia, Eslovénia, Roménia e Portugal — e de diversas instituições, entre elas três Universidades, quatro escolas e duas empresas. De Espanha, Universitat Politècnica de València, Colegio La Purísima - Hermanas Franciscanas de La Inmaculada, Fundación Cajamar de la Comunidad Valenciana e TB agrosensor S.L.; de Portugal, a Universidade do Porto e o Agrupamento de Escolas de Paredes; da Roménia, Universitatea Tehnică din Cluj-Napoca ; da Eslovénia, OŠ Šmartno pod Šmarno goro e da Grécia, Directorate of Primary School Education - 4th Primary school of Preveza.
O projeto eSGarden visa melhorar a educação inclusiva e as competências dos alunos, através da implementação de hortas ecológicas na escola, convergindo para muitas metas do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a Agenda 2030como: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades; garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade; a igualdade de género ou o consumo responsável.
Ficheiros
alunos_de_paredes_envolvidos_em_projeto_europeu_e_nacional.pdf"O mundo é nosso"
Agrupamento de Escolas de Paredes
“O Mundo é Nosso” é um livro de escrita coletiva publicado pelo Agrupamento de Escolas de Paredes.
O programa "Páginas de Português", da Antena 2, transmitiu no seu programa uma informação sobre o projeto, que inclui uma entrevista feita à coordenadora do Departamento de Português, Isabel Ferreira, bem como a leitura de alguns textos do livro “O Mundo é Nosso” - 2019/2020 por atores e atrizes.
O programa teve lugar no dia 7 de fevereiro de 2021 e está disponível no portal da Antena 2 através do seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p263/e522812/paginas-de-portugues