Recursos partilhados

Alunos de Paredes envolvidos em projeto Europeu e Nacional

Tema
Alunos de Paredes envolvidos em projeto Europeu e Nacional
Autores
AE de Paredes
Ano
2021
AE/ENA
AE de Paredes

"21 Alunos da Escola Básica e Secundária de Paredes envolveram-se na criação de uma horta ecológica, para inspirar uma visão diferente e mais responsável nas gerações futuras! A turma trabalha em diversos projetos interligados entre si (Erasmus+, eTwinning e Rato de Biblioteca) e concretiza a verdadeira aceção de articulação e flexibilidade curricular. São crianças comuns, que crescem, indubitavelmente, mais saudáveis, conscientes e felizes".

Alunos de Paredes envolvidos em projeto Europeu e Nacional

A aventura começou no ano letivo de 2018/2019, quando um grupo de professores da Escola Básica e Secundária de Paredes, do Agrupamento de Escolas de Paredes (AVEP), aceitou o desafio lançado e abraçou o Projeto Erasmus+: School Gardens For Future Citizens (eSGarden) - Hortas Escolares para Cidadãos do Futuro. Trata-se de um Projeto KA2- enquadrado no âmbito da Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices), tendo como campo de impacto Parcerias Estratégicas para a Educação (Strategic Partnerships for School Education).

O projeto conta com a participação de cinco países — Espanha, Grécia, Eslovénia, Roménia e Portugal — e de diversas instituições, entre elas três Universidades, quatro escolas e duas empresas. De Espanha, Universitat Politècnica de València, Colegio La Purísima - Hermanas Franciscanas de La Inmaculada, Fundación Cajamar de la Comunidad Valenciana e TB agrosensor S.L.; de Portugal, a Universidade do Porto e o Agrupamento de Escolas de Paredes; da Roménia, Universitatea Tehnică din Cluj-Napoca ; da Eslovénia, OŠ Šmartno pod Šmarno goro e da Grécia, Directorate of Primary School Education - 4th Primary school of Preveza.

O projeto eSGarden visa melhorar a educação inclusiva e as competências dos alunos, através da implementação de hortas ecológicas na escola, convergindo para muitas metas do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a Agenda 2030como: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades; garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade; a igualdade de género ou o consumo responsável. 

Ficheiros
alunos_de_paredes_envolvidos_em_projeto_europeu_e_nacional.pdf

"O mundo é nosso"

Tema
"O mundo é nosso"
Autores
AE de Paredes
Ano
2021
AE/ENA
AE de Paredes

Agrupamento de Escolas de Paredes

O Mundo é Nosso” é um livro de escrita coletiva publicado pelo Agrupamento de Escolas de Paredes.

O programa "Páginas de Português", da Antena 2, transmitiu no seu programa uma informação sobre o projeto, que inclui uma entrevista feita à coordenadora do Departamento de Português, Isabel Ferreira, bem como a leitura de alguns textos do livro “O Mundo é Nosso” - 2019/2020 por atores e atrizes.

O programa teve lugar no dia 7 de fevereiro de 2021 e está disponível no portal da Antena 2 através do seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p263/e522812/paginas-de-portugues