Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica

O Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica - é um projeto multidimensional no âmbito do qual se discutem questões curriculares e pedagógicas, questões teóricas e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como das questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos professores. O projeto tem diversas dimensões que importa sublinhar: Teórica e de Fundamentos; Conceitual; Capacitação; Acompanhamento e Investigação.

O Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de desenvolver um processo que, em colaboração com os CFAE, com as direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.

O Projeto MAIA teve o seu início em setembro de 2019, contou com a conceção e coordenação do Professor Domingos Fernandes e com a implementação da Direção-Geral de Educação.

Estão disponíveis os dois relatórios de desenvolvimento do projeto, bem como diversos materiais (e.g., Textos de Apoio, Folhas) e webinares, visando o apoio aos diversos intervenientes nos respetivos processos de formação.

 

Abril de 2022

 

“As coisas não começam do princípio, como se cuida, senão do fim. O fim porque as empreendemos, começamos e prosseguimos, esse é o seu primeiro princípio, por isso, ainda que sejam indiferentes, o fim, segundo é bom ou mau, as faz boas ou más.”

Padre António Vieira

 

Depois de dois anos de vigência, com os resultados que oportunamente divulgamos, o Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica – continua a prosseguir o seu empreendimento mais fundamental - contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino – no âmbito do Plano 21|23 Escola+, mais concretamente no âmbito da Ação Específica “Capacitar para avaliar” do Eixo Ensinar e Aprender. Neste sentido, como projeto multidimensional que visa o propósito da melhoria das aprendizagens dos alunos, o Projeto MAIA insiste na centralidade das questões curriculares e pedagógicas, das questões teóricas e práticas de ensino, da aprendizagem e da avaliação e das questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos professores.

Se os desafios colocados ao longo dos último dois anos foram, indubitavelmente, exigentes e complexos, obrigando a um resgate bem-sucedido do melhor que existe no património das comunidades educativas (dedicação, criatividade, solidariedade, profissionalismo e, acima de tudo, sentido do bem comum), os próximos dois anos não serão menos exigentes e complexos, convocando-nos para um esforço redobrado, uma atenção cuidada e um compromisso inalienável com a educação de todos e cada um dos nossos alunos, de modo inclusivo, universal e equitativo.

Neste âmbito, com muita humildade e alguma ambição, não esquecendo os caminhos percorridos até aqui, o Projeto MAIA continuará a servir as escolas e os professores para servir os alunos e a melhoria das suas aprendizagens, procurando ser suficientemente aberto e dinâmico para que, onde haja propósitos comuns, haja também lugar para os projetos de cada um; onde haja convergência de interesses, haja também lugar para a diferença de perspetivas; onde haja um fim que a todos orienta, haja também muitos caminhos para lá chegar, sempre de modo dialógico, apoiado e reflexivo.

É, pois, nossa esperança mais profunda que este espaço não sirva apenas para consultar e descarregar os recursos (Textos de Apoio, Folhas, Relatórios, Webinares, etc.) que temos vindo a produzir e a utilizar nas ações que se vêm desenvolvendo por todo o país. Queremos que seja também uma tradução da cultura colaborativa e de proximidade que o Projeto MAIA tem procurado instituir ao longo destes dois anos, dando conta, entre outras, das dinâmicas que os Centro de Formação de Associação de Escolas, com os respetivos formadores e representantes para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, têm vindo a realizar. Em suma, desejamos que este espaço se enriqueça com mais partilhas, mais vozes e mais interações: um espaço vivo da vida das escolas.

 

Eusébio André Machado

(Coordenador do Projeto MAIA)

 

Maio 2021

 

O Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica - teve o seu início em setembro de 2019 e foi pensado, concebido e desenvolvido tendo em conta que a melhoria das aprendizagens dos alunos está fortemente relacionada com as práticas pedagógicas das escolas e dos professores. Em particular, com as suas práticas de ensino e de avaliação. Nestes termos, o propósito mais fundamental do projeto é contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino dos professores tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos seus alunos.

Trata-se de um projeto multidimensional e complexo por natureza, no âmbito do qual se discutem questões curriculares e pedagógicas, questões teóricas e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, questões da formação contínua de professores e dos professores como profissionais de ensino. Consequentemente, desde o seu início, considerou-se que era relevante produzir materiais (e.g., Textos de Apoio, Folhas) que pudessem apoiar todos os intervenientes nos processos de formação.

Assim, foi com particular satisfação que se organizou este espaço onde se podem consultar e descarregar dos os recursos que temos vindo a produzir e a utilizar nas ações que se vêm desenvolvendo por todo o país. Muito particularmente, nas Ações de Curta Duração e nas Oficinas de Formação propositadamente concebidas que, incansavelmente, os Centros de Formação de Associações de Escolas, com os respetivos formadores e representantes para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, têm vindo a realizar. De igual modo, disponibilizam-se outros materiais relevantes para o desenvolvimento do Projeto MAIA como é o caso do relatório da investigação relativa ao primeiro ano - Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020) - e do documento relativo à Estratégia de Ação Para 2020-2021.

Esperamos que a utilização destes materiais possa ser realmente útil e estaremos naturalmente disponíveis para acolher sugestões que possam contribuir para melhorar este espaço e os seus conteúdos.

 

Domingos Fernandes

(Coordenador do Projeto MAIA)