Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul
2021
Educação
Ana Paula Vilela
Flexibilidade e Interações Educativas para Rumos (Des)Iguais. Um olhar longitudinal até aos tempos de pandemia
No âmbito do processo de acompanhamento, monitorização e avaliação da aplicação dos Decretos-Leis n.ºs 54 e 55/2018, de 6 de julho, com o intuito de, através de testemunhos, fazer emergir novas possibilidades para as escolas, no que diz respeito à organização de espaços, dos tempos, na organização do currículo e do seu desenvolvimento, nas novas formas de trabalhar numa escola mais aberta, mais participativa, mais envolvente, mais colaborativa, com métodos e estratégias para ensinar, aprender e avaliar verdadeiramente pedagógicas, inovadoras, motivadoras, ativas, integradoras e, inevitavelmente , mais inclusivas, o Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul elaborou um e-book intitulado Flexibilidade e Interações Educativas para Rumos (Des)Iguais. Um olhar longitudinal até aos tempos de pandemia, da coleção Cadernos, Escola e formação, constituído por 2 Tomos:
Tomo I, denominado Conceções e Reflexões, que gravita em torno de considerações mais teóricas e do foro mais académico que foram surgindo ao longo dos últimos anos – integra a Parte I intitulada “Autonomia, Flexibilidade, Cidadania e Inclusão – conceções e sentidos para a miríade de expressões curriculares”.
https://issuu.com/cfaebragasul/docs/ebook_tomo_i
Tomo II, apelidado de Práticas e (Re)Ações, é do foro mais teórico-prático e integra a Parte II, “Ações diferenciadoras e flexíveis nos meandros escolares” e a Parte III, “A imperatividade das Mudanças em Tempo(s) de Pandemia”. Exibe as (re)ações e (re)invenções das escolas aos novos conceitos da Autonomia e da Flexibilidade até aos tempos da pandemia, a adaptação das escolas ao recurso ao regime de ensino a distância, sem descurar os princípios basilares da mudança que se estavam a alavancar quando surge em março de 2020 o confinamento geral e o fecho das escolas. Daí o subtítulo deste e-book – uma visão longitudinal até aos tempos de pandemia – que não se pretende esgotar nas narrativas apresentadas, mas perspetivar, com exemplos soltos, diferentes situações de organização e gestão curricular, a nível macro, meso e micro e de desenvolvimento curricular.
https://issuu.com/cfaebragasul/docs/ebook_tomo_ii
A elaboração deste e-book resulta de: encontros habituais do Centro de Formação Braga/Sul das Sextas Ao Centro, Sextas Desiguais; de apresentações elaboradas pelos formandos durante ações de formação; de uma longa e árdua recolha de artigos, textos e experiências de trabalho decorrentes dos normativos orientadores, encontros vários e testemunhos de autores que amavelmente acederam participar.