A realização do segundo Webinar do Projeto MAIA, subordinado ao tema Feedback, Critérios e Classificações Para Melhorar as Aprendizagens, tem como principal propósito contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor através de práticas pedagógicas de ensino e de avaliação deliberadamente orientadas nesse sentido. As três intervenções previstas foram pensadas para apoiar os esforços que, neste momento, estão a ser desenvolvido por alguns milhares de professores em algumas centenas de agrupamentos e de escolas não agrupadas para melhorar as suas práticas em áreas consideradas críticas.
Assim, o André Machado discutirá questões relacionadas com as práticas de avaliação formativa e a distribuição do feedback, o Custódio Lagartixa fará uma discussão relacionada com a temática da definição de critérios de avaliação e da sua utilização nas práticas pedagógicas e, finalmente, o Domingos Fernandes abordará a questão das práticas de classificação e das suas relações com as aprendizagens. O que, naturalmente, mais esperamos é que este webinar possa proporcionar oportunidades para pensar, refletir e agir acerca de conceitos e práticas que podem fazer uma diferença significativa na vida pedagógica das escolas e das salas de aula e, consequentemente, nas aprendizagens das crianças e dos jovens. Para isso, contamos muito com a sua presença.
Domingos Fernandes
(Coordenador do Projeto MAIA)