Tendo como pano de fundo um mundo em constante mudança, que coloca a Escola perante desafios profundos obrigando-a a “responder a uma nova dinâmica e demanda da sociedade, para que seja atrativa, mas, sobretudo, para que seja eficaz e eficiente na resposta às solicitações dos novos tempos”, surgiram o Projeto «Escola Aprender+: Ambientes Educadores Inovadores», e os «Encontros de Boas Práticas», que deram origem ao e-book «Práticas Inovadoras em Partilha: O Exemplo do Município de Lagoa», lançado no dia 10 de setembro de 2021, no III Encontro Municipal Inovação na Educação de Lagoa.
Este livro reúne um conjunto de práticas inspiradas num modelo de escola que persegue “a promoção do sucesso de todos e com todos, de uma cultura de autonomia, flexibilidade e de inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e da sociedade”.
Considerando o papel essencial do professor em qualquer processo de mudança que se pretenda introduzir no sistema educativo, a investigação sugere que são os ambientes mais propícios para a resolução de problemas que surgem no dia a dia das escolas e o trabalho colaborativo que melhor favorecem a capacitação dos docentes. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Lagoa promoveu duas edições das «Práticas em Partilha», encontros que tiveram como principal objetivo promover a partilha de experiências pedagógicas, com vista à sua disseminação e à promoção de um movimento autocrítico.
Algumas das atividades apresentadas, nos referidos encontros, estão relatadas neste E-BOOK, distribuídas em três grandes secções. Na Parte I, descreve-se e problematiza-se a introdução dos recursos tecnológicos em contextos de sala de aula, salientando-se que, de per si, a utilização desta estratégia não é garantia de qualidade das aprendizagens. Na Parte II, dedicada às práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de sala de aula, são apresentados os ingredientes que as autoras consideram essenciais à promoção de aprendizagens ativas e participativas. A Parte III, a última, revela um conjunto de atividades dirigidas para a interação com o território, sendo apresentada uma linha de análise que defende a inevitabilidade da relação estabelecida entre a escola e o espaço público da educação.