Painel 5 – “Com esta tomada de consciência…”: formação de professores - currículo, pedagogia e avaliação
Intervenientes |
Alcina Mendes - CFAE dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro Rui Trindade - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua Eugénia de Jesus - CFAE Ria Formosa Ana Paula Silva - Universidade Lusófona |
Moderador |
Olga Morouço - EC do Projeto MAIA |
Sinopse |
Neste painel, analisa-se a consecução da implementação do programa de formação em avaliação pedagógica concebido pelo Projeto MAIA. Desde a reflexão sobre as modalidades de formação selecionadas, à seleção estratégica dos formandos pelas escolas, a algumas abordagens de avaliação do impacto da formação nas aprendizagens dos alunos, visa-se identificar os fatores críticos de sucesso das dinâmicas formativas concretizadas e em curso nas escolas no que respeita à avaliação pedagógica. Os intervenientes acentuam a premência de prosseguir a aposta no trabalho colaborativo, designadamente entre as várias estruturas das escolas, os centros de formação de associação de escolas, convocando todos os intervenientes no processo educativo a envolver-se na definição de critérios, de processos de recolha de informação e em todas as etapas da avaliação pedagógica. Para além da formação contínua dos docentes, que deverá continuar a ir ao encontro das necessidades de cada contexto, lança-se também um breve olhar sobre a formação inicial dos professores em matéria de avaliação pedagógica. |
Encerramento - Coordenador do Projeto MAIA - Professor Eusébio André Machado