Assumindo a partilha de práticas como um princípio basilar para o desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular, disponibilizam-se novos vídeos, que mostram práticas conducentes à promoção do sucesso, à inclusão e à qualidade das aprendizagens, através da adoção, por parte das escolas, de soluções adequadas aos contextos e às necessidades dos seus alunos, tornando o currículo mais significativo para estes, no seio de cada contexto escolar.
Do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva – Rio Maior – surge o vídeo “Repensando a escola do século XXI”, o qual destaca o impacto dos ambientes educativos inovadores nas aprendizagens dos alunos das várias unidades orgânicas deste agrupamento. Os momentos de aprendizagem efetivados nestes espaços vão ao encontro de diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, fazendo destes espaços uma oportunidade de criar alunos mais autónomos, criativos e curiosos.
Ainda do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva – Rio Maior – é apresentado o vídeo “Comunidades de Aprendizagem”, no qual se observam algumas das ações educativas desenvolvidas no âmbito do projeto INCLUD-ED. As “Tertúlias literárias dialógicas”, os “Grupos interativos” e a “Participação Educativa na Comunidade” destacam-se por terem como finalidade a transformação educacional e social da comunidade escolar à luz das áreas de competências do Perfil dos Alunos. Neste contexto de promoção do sucesso escolar é evidente a entrega dos alunos, dos professores e dos voluntários em atividades de partilha de saberes, de opiniões e de práticas, de modo a que a aprendizagem seja uma dinâmica comunitária e a escola o centro nevrálgico desta interação.
“Praga de Lagostins no Baixo Vouga” baseia-se num domínio de autonomia curricular desenvolvido na Escola Secundária de Estarreja. Neste vídeo, assiste-se ao desenrolar das várias fases sequenciais e à integração ativa das várias disciplinas na criação desta experiência de aprendizagem, em que o saber científico se mune, com pertinência, de outros saberes, para tornar este momento de aprendizagem abrangente. De realçar o envolvimento direto dos alunos na construção de aprendizagens significativas e a forma como estão envolvidas as diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos.
A partir da questão “O que é necessário para se fazer conscientemente uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável?”, o Agrupamento de Escolas de Mangualde apresentou o vídeo “Cuidados na Alimentação”, o qual expõe o desenvolvimento de um domínio de autonomia curricular (DAC) com um grupo do 2.º ano do 1.º ciclo. Esta atividade interdisciplinar demonstra como o saber tecnológico, o pensamento crítico, a capacidade de comunicação e o relacionamento interpessoal se congregaram no processo de aprendizagem de cariz prático e experimental, com vista à resolução de um problema do quotidiano. Desta forma, os alunos passaram a ser mais conhecedores de todas os requisitos para se obter uma refeição de qualidade, tendo realizado aprendizagens verdadeiramente significativas”.