A partir de 2018, os Decretos-Leis n.ºs 54 e 55 trouxeram a todos os atores educativos um novo fôlego, fruto da adoção da autonomia e da flexibilidade curricular como uma resposta a abraçar em prol de um bem maior: a educação de excelência e sem barreiras. As dinâmicas de partilha, de colaboração e de disseminação de práticas marcaram decisivamente a Educação em Portugal nos últimos 4 anos, sendo este movimento de diálogo aberto, próximo e prolífico o traço distintivo que ficará para sempre associado a esta medida de política educativa em particular. Perante a riqueza de soluções educativas desenvolvidas nas escolas do continente, foram isoladas ações passíveis de se constituírem como recursos acessíveis a todas as escolas, com o objetivo de dar testemunho da mais-valia das medidas decorrentes deste processo.
Traduzindo o melhor que na escola pública portuguesa se tem vindo a fazer desde 2018, com vista à promoção do sucesso educativo de qualidade para todos, em registo vídeo, ou através do livro “4 anos de Vivências AFC: + Currículo | + Equidade | + Qualidade das Aprendizagens”, são apresentados variados exemplos de trabalho colaborativo e cooperativo, no âmbito das transformações organizacionais que flexibilizam a gestão dos alunos e do trabalho, valorizam a lecionação interdisciplinar e articulada do currículo e afirmam a avaliação como parte integrante do desenvolvimento curricular, enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.
Alentejo | Algarve | Centro | Lisboa e Vale do Tejo | Norte
Um livro – projeto exploratório
Agrupamento de Escolas de Castro Marim
Agrupamento de Escolas Engenheiro Duarte Pacheco
Agrupamento de Escolas Gil Eanes
Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes
Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira
Alentejo | Algarve | Centro | Lisboa e Vale do Tejo | Norte